Multa dentro do shopping? Ação de ‘marronzinhos’ em SP divide opiniões.

A imagem de um agente da CET multando um veículo dentro do estacionamento do shopping Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, dividiu opiniões nas redes sociais, de surpresa e apoio à crítica e ao tom de ironia sobre a ação dos ‘marronzinhos’ na chamada “indústria da multa”.

O que parecia apenas um flagrante chamou atenção por ser mais um capítulo de uma operação que, entre janeiro e maio de 2025, contou com 765 fiscalizações em estacionamentos privados, resultando em 4.134 autuações – uma média de quase 860 multas por mês.

Desde o início do ano, imagens de motoristas pegos desprevenidos viralizaram nas redes sociais. Uma das grandes ações aconteceu em janeiro, no supermercado Sonda da Francisco Matarazzo, quando 92 autuações foram registradas em uma operação que percorreu 13 estabelecimentos da Capital.

A principal razão das fiscalizações, e do festival de multas, é uma só: motoristas seguem desrespeitando a reserva de vagas para idosos e pessoas com deficiência. Muitas vezes, acreditando que não serão multados por se tratar de um espaço privado.

No entanto, a lei é clara: desde 2017, a CET tem competência legal para autuar estacionamentos privados de uso coletivo caso ocorram irregularidades e para, quando necessário, agir com rigor na aplicação da legislação de trânsito.

A infração é considerada gravíssima: a multa sai por R$ 293,47, são 7 pontos na CNH, e há inclusive a possibilidade de remoção do veículo, o que gerou críticas de alguns internautas afirmando que “shopping é privado, não deveriam permitir entrada de agentes do Estado”. Outra voz no mesmo post questionou: “O que não estão fazendo para bater meta, não é?”

Por outro lado, quem apoia a operação destacou: “Que maravilha, eu sempre sonhei com isso. Acho uma falta de respeito ocupar vagas de idosos de forma irregular. Parabéns CET”.Reserva de vagas
De acordo com a Lei, os estabelecimentos devem reservar pelo menos 2% das vagas para pessoas com deficiência e 5% para idosos – o mínimo legal é, portanto, 7% de vagas prioritárias. Quando fracionados, esses percentuais têm de ser arredondados para garantir pelo menos uma vaga de cada categoria. Além disso, essas vagas precisam estar sinalizadas, com espaço adequado e próximas à entrada.

O que essas operações demonstram é que, mesmo em locais privados, é preciso atenção e respeito às regras: o cartão de identificação (DeFis ou Idoso) deve estar visível no painel.

Outra opção é usar a credencial digital de estacionamento para idosos, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O sistema permite cadastrar o veículo no qual a pessoa idosa está sendo transportada e, assim, garantir o direito de estacionar nas vagas reservadas, sem precisar imprimir e portar o documento.

A CET explicou que, em boa parte dos casos, a ação de fiscalização tem origem com denúncias. Para participar, basta ligar para os números da Prefeitura (156 ou 1188).

Casa Guedes – O blog da imobiliária do Parque São Domingos

Gostou? Compartilhe!

Índice

Categorias

Especialidades

Leia também

Multa dentro do shopping? Ação de ‘marronzinhos’ em SP divide opiniões.
Calendário do IPVA 2025 para o Estado de São Paulo.
Calendário de Licenciamento de Veículos 2025 para o Estado de SP.
Maio Amarelo: Um mês para reflexão sobre a importância da vida e da segurança no transito.
Perdi a placa do meu Veículo, oque devo fazer agora? Segundo as Normas do CONTRAN.